Perguntas Frequentes

TIRE SUAS DÚVIDAS

Tire suas Dúvidas aqui, se não conseguir entre em contato conosco
SAC – Informações: contato@vivabank.org.br
O que é o Viva Bank?

O Viva Bank é um banco desenvolvimento social, privado, atuando no sistema fintech, com sede na cidade de São Paulo/SP e tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico e social, voltado à concessão de crédito, operando com “taxas competitivas”, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das micro e pequenas empresas.

O que é Rating?

O rating é uma nota de crédito dada a pessoa física ou jurídica baseada na avaliação das informações sobre a saúde financeira, de capacidade de pagamento, tempo de atividade, nicho de atuação, entre outras. Indica a probabilidade de uma empresa ou pessoa saldar o compromisso financeiro assumido até o fim do contrato.

O Viva Bank realiza empréstimos ou financiamentos para pessoas físicas?

Não. O Viva Bank não realiza operações com pessoas físicas, fundações ou órgãos governamentais, somente com pessoas jurídicas (empresas privadas).

O Viva Bank abre contas correntes e/ou poupança?

Não. O Viva Bank não abre conta corrente nem poupança, somente possui linhas de crédito e financiamentos para pessoas jurídicas (empresas privadas).

O Viva Bank possui filiais, empresas de consultorias ou consultores autorizados a atuar na minha região?

O Viva Bank não possui nenhuma filial. Para saber os contatos do representante em sua região, gentileza solicitar informação acessando os canais de atendimento no link Contato

* O Viva Bank não indica consultores, pessoas físicas ou jurídicas como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito.

Quem pode solicitar financiamento no Viva Bank?

As empresas privadas, devidamente constituídas nos segmentos de indústria, comércio e serviços e agronegócios, entre outros.

O Viva Bank financia projetos fora do Estado de São Paulo?

Sim. O Viva Bank pode financiar projetos de empresas em todo território nacional.

Quais os tipos de investimento que podem ser financiados?

Projetos que tem como objetivo:

  • O desenvolvimento e a transferência de tecnologia, criação de novos produtos, processos ou serviços, investimentos em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento, que incorporem ganhos tecnológicos ou processos inovadores, visando ampliar a competitividade das empresas além de promover a redução de emissões de gases de efeito estufa, a geração de energias renováveis e a eficiência energética;

  • Bens e serviços relacionados às atividades de agropecuária e pesca, incluindo construção, ampliação, aumento da capacidade de armazenamento, promovendo a modernização, o aumento da competitividade;

  • Construção, ampliação, modernização, aumento da capacidade produtiva e relocalização de empreendimentos e contribuindo para o desenvolvimento, apoiando a integração, estruturação e aumento da competitividade;

  • Aprimoramento de infraestrutura através de projetos que tenham como objetivo contribuir para a geração de emprego e renda, a redução das desigualdades sociais e a melhoria das condições de vida da população.

Quais são as exigências para a obtenção do crédito?

Para iniciar o relacionamento com o Viva Bank, a empresa deverá realizar solicitação através do endereço https://www.vivabank.org.br/cadastro-de-empresas/ e aguardar retorno do setor responsá

Quem pode solicitar financiamento no Viva Bank?

Todos os projetos apresentados precisam estar enquadrados no seguinte tripé: geração de emprego e renda, viabilidade econômico-financeira e sustentabilidade ambiental, e ainda possuir os requisitos mínimos, tais como:

  • Apresentar capacidade de pagamento;

  • Estar em dia com as obrigações fiscais, tributárias e sociais;

  • Apresentar cadastro satisfatório;

  • Comprovação da disponibilidade dos recursos próprios necessários à realização do empreendimento e garantias suficientes;

  • Regularidade ambiental, a depender do financiamento solicitado;

  • Dispor de garantias suficientes para cobertura do risco da operação;

  • Entrega das informações e documentação básica para enquadramento e posterior análise da viabilidade do financiamento;

  • Não estar em regime de recuperação judicial, extrajudicial ou falimentar.

Quais os itens de investimento que são passíveis de financiamento?
  • Despesas com obras civis e reformas, incluindo materiais e instalações;

  • Aquisição de máquinas e equipamentos, inclusive de informática;

  • Móveis e utensílios;

  • Aquisição de softwares;

  • Despesas com projetos de capacitação tecnológica e de qualidade e produtividade, inclusive treinamento e informatização;

  • Capital de giro associado ao investimento financiado;

  • Entre outros.

O que NÃO pode ser financiado?
  • Saunas e termas;

  • Empreendimento e projetos que levem à degradação e que não atendam as leis de preservação ambiental;

  • Aquisição de veículos de passeio e leves;

  • Empreendimentos em mineração, cujo processo de lavra seja rudimentar ou garimpo;

  • Reestruturação empresarial, tais como fusão, incorporação e cisão;

  • Edificações residenciais, hotéis-residência e loteamentos;

  • Comércio de armas;

  • Empreendimentos que utilizem mão de obra escrava ou infantil.

Quais são as condições de financiamento praticadas pelo Viva Bank?

Todas as solicitações de financiamento estão sujeitas à cobrança da Abertura de Crédito – Solicitação / Enquadramento/ Análise da Viabilidade. O Viva Bank possui taxas competitivas as quais são definidas de acordo com as linhas de crédito disponíveis seguindo critérios específicos, tais como: segmento e porte da empresa, capacidade de pagamento, tipos de garantias oferecidas, bem financiado, rating da empresa, entre outros; A tabela de tarifas está disponível no endereço eletrônico: Tarifas de Serviços Crédito PJ.

.

Quais são as garantias necessárias?

As garantias serão exigidas de acordo com o projeto e a análise. Para financiamento acima de R$ 1 milhão será exigida garantia real, a qual poderá ser: hipoteca, alienação fiduciária de bens, penhor, caução, fundos de aval, cessão fiduciária, entre outros.

Qual o prazo para a liberação / concessão do financiamento?

O prazo para liberação dependerá muito da agilidade da empresa, haja vista, que a rapidez no fornecimento da documentação solicitada é um fator determinante para a velocidade com que será tramitado o processo de solicitação do financiamento. O tempo para a concessão do financiamento depende da complexidade da proposta apresentada além da disponibilidade de informações sobre a empresa e o objeto financiável bem como o projeto apresentado e posterior aprovação do comitê de crédito.

Como é feita a liberação dos recursos?

A liberação de recursos ocorrerá após constatada a legalidade do contrato, legitimado pelo parecer do departamento jurídico e de acordo com o cronograma de investimentos e desembolsos, de acordo com os investimentos projetados e cronograma físico financeiros para as operações que registram investimentos em construções civis ou aquisições de máquinas e/ou equipamentos. A liberação do crédito fica condicionada ao parecer da unidade de engenharia ou preposto autorizado pelo Viva Bank, após vistoria física das obras. Será necessário a empresa apresentar os documentos fiscais comprobatórios dos gastos efetuados. Para cada liberação, a empresa se obriga a realizar os investimentos previstos, sempre aportando com antecipação e proporcionalmente os recursos próprios previstos, comprovando, também, a (s) parcela (s) já liberada (s) do financiamento.

ATENDIMENTOSAC – Informações:
*Atendimento presencial somente a clientes (com projetos em andamento) e horário previamente agendado
Viva Bank InternacionalOnde estamos ?
https://www.vivabank.org.br/wp-content/uploads/2021/07/admin-ajaxm.png
FALE CONOSCOAtravés das Redes Sociais
https://www.vivabank.org.br/wp-content/uploads/2021/08/selo.png

Copyright VIVA BANK. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade e Termos de Uso