O Viva Bank é um banco desenvolvimento social, privado, atuando no sistema fintech, com sede na cidade de São Paulo/SP e tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico e social, voltado à concessão de crédito, operando com “taxas competitivas”, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das micro e pequenas empresas.
O rating é uma nota de crédito dada a pessoa física ou jurídica baseada na avaliação das informações sobre a saúde financeira, de capacidade de pagamento, tempo de atividade, nicho de atuação, entre outras. Indica a probabilidade de uma empresa ou pessoa saldar o compromisso financeiro assumido até o fim do contrato.
Não. O Viva Bank não realiza operações com pessoas físicas, fundações ou órgãos governamentais, somente com pessoas jurídicas (empresas privadas).
Não. O Viva Bank não abre conta corrente nem poupança, somente possui linhas de crédito e financiamentos para pessoas jurídicas (empresas privadas).
O Viva Bank não possui nenhuma filial. Para saber os contatos do representante em sua região, gentileza solicitar informação acessando os canais de atendimento no link Contato
* O Viva Bank não indica consultores, pessoas físicas ou jurídicas como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito.
As empresas privadas, devidamente constituídas nos segmentos de indústria, comércio e serviços e agronegócios, entre outros.
Sim. O Viva Bank pode financiar projetos de empresas em todo território nacional.
Projetos que tem como objetivo:
O desenvolvimento e a transferência de tecnologia, criação de novos produtos, processos ou serviços, investimentos em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento, que incorporem ganhos tecnológicos ou processos inovadores, visando ampliar a competitividade das empresas além de promover a redução de emissões de gases de efeito estufa, a geração de energias renováveis e a eficiência energética;
Bens e serviços relacionados às atividades de agropecuária e pesca, incluindo construção, ampliação, aumento da capacidade de armazenamento, promovendo a modernização, o aumento da competitividade;
Construção, ampliação, modernização, aumento da capacidade produtiva e relocalização de empreendimentos e contribuindo para o desenvolvimento, apoiando a integração, estruturação e aumento da competitividade;
Aprimoramento de infraestrutura através de projetos que tenham como objetivo contribuir para a geração de emprego e renda, a redução das desigualdades sociais e a melhoria das condições de vida da população.
Para iniciar o relacionamento com o Viva Bank, a empresa deverá realizar solicitação através do endereço https://www.vivabank.org.br/cadastro-de-empresas/ e aguardar retorno do setor responsá
Todos os projetos apresentados precisam estar enquadrados no seguinte tripé: geração de emprego e renda, viabilidade econômico-financeira e sustentabilidade ambiental, e ainda possuir os requisitos mínimos, tais como:
Apresentar capacidade de pagamento;
Estar em dia com as obrigações fiscais, tributárias e sociais;
Apresentar cadastro satisfatório;
Comprovação da disponibilidade dos recursos próprios necessários à realização do empreendimento e garantias suficientes;
Regularidade ambiental, a depender do financiamento solicitado;
Dispor de garantias suficientes para cobertura do risco da operação;
Entrega das informações e documentação básica para enquadramento e posterior análise da viabilidade do financiamento;
Não estar em regime de recuperação judicial, extrajudicial ou falimentar.
Despesas com obras civis e reformas, incluindo materiais e instalações;
Aquisição de máquinas e equipamentos, inclusive de informática;
Móveis e utensílios;
Aquisição de softwares;
Despesas com projetos de capacitação tecnológica e de qualidade e produtividade, inclusive treinamento e informatização;
Capital de giro associado ao investimento financiado;
Entre outros.
Saunas e termas;
Empreendimento e projetos que levem à degradação e que não atendam as leis de preservação ambiental;
Aquisição de veículos de passeio e leves;
Empreendimentos em mineração, cujo processo de lavra seja rudimentar ou garimpo;
Reestruturação empresarial, tais como fusão, incorporação e cisão;
Edificações residenciais, hotéis-residência e loteamentos;
Comércio de armas;
Empreendimentos que utilizem mão de obra escrava ou infantil.
Todas as solicitações de financiamento estão sujeitas à cobrança da Abertura de Crédito – Solicitação / Enquadramento/ Análise da Viabilidade. O Viva Bank possui taxas competitivas as quais são definidas de acordo com as linhas de crédito disponíveis seguindo critérios específicos, tais como: segmento e porte da empresa, capacidade de pagamento, tipos de garantias oferecidas, bem financiado, rating da empresa, entre outros; A tabela de tarifas está disponível no endereço eletrônico: Tarifas de Serviços Crédito PJ.
.
As garantias serão exigidas de acordo com o projeto e a análise. Para financiamento acima de R$ 1 milhão será exigida garantia real, a qual poderá ser: hipoteca, alienação fiduciária de bens, penhor, caução, fundos de aval, cessão fiduciária, entre outros.
O prazo para liberação dependerá muito da agilidade da empresa, haja vista, que a rapidez no fornecimento da documentação solicitada é um fator determinante para a velocidade com que será tramitado o processo de solicitação do financiamento. O tempo para a concessão do financiamento depende da complexidade da proposta apresentada além da disponibilidade de informações sobre a empresa e o objeto financiável bem como o projeto apresentado e posterior aprovação do comitê de crédito.
A liberação de recursos ocorrerá após constatada a legalidade do contrato, legitimado pelo parecer do departamento jurídico e de acordo com o cronograma de investimentos e desembolsos, de acordo com os investimentos projetados e cronograma físico financeiros para as operações que registram investimentos em construções civis ou aquisições de máquinas e/ou equipamentos. A liberação do crédito fica condicionada ao parecer da unidade de engenharia ou preposto autorizado pelo Viva Bank, após vistoria física das obras. Será necessário a empresa apresentar os documentos fiscais comprobatórios dos gastos efetuados. Para cada liberação, a empresa se obriga a realizar os investimentos previstos, sempre aportando com antecipação e proporcionalmente os recursos próprios previstos, comprovando, também, a (s) parcela (s) já liberada (s) do financiamento.